Total de visualizações de página

Contribuição ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

domingo, 15 de março de 2015

Laicidade na FRANÇA..... tradução.....

05 de maio secularismo 2003 La diária

Os franceses estão questionando o futuro do secularismo; seus líderes designar o culpado: as medalhas piedosas!

Enquanto isso multiplicar entorses na separação entre Igreja e Estado: financiamento de lugares de culto, comunitaristas dias de licença, o casamento discriminatória.

Atualizado: abril 2011

Depois de um longo embelezado meio século, a Europa está entrando em um período de incerteza e dúvida. Na França, a reabertura do debate sobre o secularismo é o caso mais notório.

A lei da separação entre Igreja e Estado permitiu que a República Francesa, há quase um século, acessar relativa serenidade nas suas relações com as religiões. Seria perigoso tocar nessa lei, mas ela deve ser aplicada num espírito de estrita neutralidade em relação a todas as crenças.

Nós identificamos algumas áreas onde devem ser reforçadas.

Demagogia está indo bem

Primeiro, ele deve enviar um sinal claro a todos os cidadãos franceses e lei religiosa, estendendo os três departamentos da ex-Alsace-Lorraine. Eles eram alemães, quando a lei foi aprovada em 1905 e depois da Grande Guerra, não iria abalar os seus hábitos.

Hoje, nada mais oposto a entrar no espírito desses departamentos.

Outro sinal de boas-vindas que está fora da lei, seria a de que os políticos, presidente eleita local, renunciar aparecer nas reuniões da comunidade (jantar anual CRIF, festa do Ramadã ...) com a excepção de momentos recordação nacionais (enterros ...).

Locais de culto

A França tem na virada do século, cerca de 2.000 mesquitas e salas de oração para cerca de 4,5 milhões de muçulmanos, apenas uma pequena parcela freqüentar lugares de culto.

Estes seriam geralmente suficiente se a comunidade praticante era homogêneo, mas isso está longe de ser o caso e que está relutante em seguir um imã (religioso) que não está na sua imagem, dependendo se é de turco, Maghreb, Sahel ... ou que um mostra as crenças liberais ou fundamentalistas.

Em uma dúzia de lugares (em 2000), a mais famosa é a rua Myrrha no bairro de Montparnasse da Goutte d'Or, as autoridades locais que os fiéis possam bloquear o tráfego e tomar o tempo andar de oração.

Alguns funcionários eleitos estão considerando o golpe para desviar uma parte dos impostos para o financiamento das mesquitas (e porque não pagodes e templos budistas evangelistas). Segundo eles, a lei de separação da Igreja e do Estado 1905 justifica esta partida de secularismo, exigindo do Estado para garantir o livre exercício de todas as religiões.

Sem dúvida, existem mais respeitoso das soluções neutras republicanos (e das finanças públicas). O Estado pode, por exemplo, incentivar doações individuais por deduções fiscais atraentes de acordo com o seguinte princípio ...

Equidade e estado caridade
Atualmente, o Estado francês suporta a carga de 50 ou 60% das doações feitas por pessoas físicas, dentro do limite de 1% de sua receita fiscal. Automaticamente excluídos desta disposição as pessoas demasiado modesto para ser sujeitos a impostos (a grande maioria dos muçulmanos).
Para estabelecer mais democracia e justiça no sentido de doações para os pobres não sejam prejudicados em suas preferências sobre subúrbios mais ricos nem muçulmanos, em comparação com a burguesia de Neuilly, é concebível que as doações ser calculado em termos absolutos e em percentual da receita não fiscal de cada um:
- O Estado ascendeu a - digamos - 6 bilhões por ano (€ 100 por cidadão) da dotação total de associações (oração, caridade, político, social, cultural ...) - através de uma declaração anônima às autoridades fiscais, cada cidadão optar pela distribuição da sua parte (100 euros), o que para uma associação religiosa cristão, muçulmano, judeu, budista ... que uma associação de pesca, um terceiro mundo para ajudar ONGs um partido político.
Os feriados religiosos
Em termos de secularismo como em muitas outras áreas, o Estado francês dá mau exemplo. Assim, a circular do Ministro da Função Pública N901 de 23 de setembro de 1967 define os "sem permissões concedidas por ocasião das principais festas religiosas de diferentes credos."

Sob esta Circular ainda em vigor, as autoridades francesas poderão solicitar seus gestores:
- Um dia de ausência, se eles recomendam a religião ortodoxa (Natal ortodoxo)
- Três dias se eles afirmam sua Armênio (Armenian Natal, festa Varanants, comemoração do 24 de abril)
- Três dias para os muçulmanos que querem ou dizem praticantes (Eid El Adha Al Mawlid Annaboui, Eid El Fitr)
- Três dias para os judeus que dizem que querem ou praticantes (Rosh Hashanah, Yom Kippur)
- (!) Um dia para os budistas (Dia Vesak),

Autoridades católicas, protestantes, praticantes de cultos africanos, os mórmons, ateus, agnósticos ... têm, eles próprios, ter direito a qualquer licença de ausência (excepto para converter publicamente a uma das religiões acima mencionadas).

Neutralidade republicano justificar a revogação da presente circular discriminatória.

Vamos ir mais longe. A equidade entre todos os funcionários franceses justificar uma revisão de dias oficiais off associados com uma festa católica: Ascension, feira de Páscoa e Pentecostes, Assunção (15 de agosto), Todos os Santos (1 de novembro), Natal.

- Natal, festa se tornar universal e de Todos os Santos, dedicado ao falecido, bem além dos círculos cristãos e adquirida ao longo do tempo legitimidade tão forte Dia do Trabalhador (1 de Maio), e os feriados nacionais de 14 de julho e 11 novembro .

- Na segunda-feira não-trabalho de Páscoa e Pentecostes originalmente autorizados a descansar por celebrações da véspera! Eles permitem agora para fins de semana prolongados e facilitar a reunião de família em favor da primavera. Conveniente, mas injustificável como o ponto de vista religioso do ponto de vista económico e social de vista.

- A Ascensão não está ocupado na Itália, outro grande país católico. Isso faz com que anualmente famosa "ponte Ascension" que perturba a economia, satura infra-estrutura hoteleira e garrafas de rodovias. As mesmas desvantagens são encontrados em alguns anos com a "ponte de 8 de maio," feriado nacional folga a legitimidade questionável.

- Assunção da Virgem Maria, 15 de agosto, é cada vez mais negligenciada pelos fiéis, oblige férias.

A igualdade entre os funcionários e as tradições nacionais
Se o estado remove um ou mais feriados oficiais, pode incomodar muitas pessoas, como foi visto com o Whit segunda-feira.
Para dificultar a ninguém, ele pode conceder contra por todos os funcionários públicos e privados de três ou quatro dias de folga no momento da sua escolha (fora das férias remuneradas). Essas "férias flutuantes" viria para substituir os dias não-úteis de Ascensão quinta-feira, 15 agosto, se o 08 de maio
Os funcionários teriam apenas na obrigação de apresentar o seu pedido de "dias de férias flutuante" com o seu empregador com uma antecedência suficiente para não dificultar o seu serviço, e sem justificação.
Assim, os cristãos de diferentes denominações, muçulmanos, judeus, budistas e agnósticos, todos poderiam ser livre para a família e os feriados religiosos de sua escolha, sem ter de prestar contas a seus convicções, ou empresas privadas.
Casamentos religiosos, o casamento civil
Casamento ilustra a persistência de graves mal-entendidos sobre o secularismo. Legislação francesa exige ministros cultos não se casar com sua fiel após a sua passagem para o prefeito para o casamento civil (*).

Qualquer leigo que seja, o Estado mantém um direito de denominações religiosas, que não vemos o que pode justificar. O que o estado pode ser afetada pelas esferas privadas de cerimônias quando eles não têm envolvimento no direito civil?

Na verdade, só os padres, pastores e rabinos estão a cumprir a lei. E o Estado nunca instaurou um processo contra os imãs que realizam uniões sem cônjuges se foram antes de o prefeito. Ele não se preocupa representantes de outras religiões em que eles não são feitos para identificar: budismo, hinduísmo, religiões africanas, as Testemunhas de Jeová ...

O estado secular válido sem piscar casamentos contraídos no estrangeiro pelos imigrantes que solicitem o cartão de residência ou cartão de cidadania. Ele não pergunta se esses casamentos no exterior estão em linha com a ética republicana e os princípios da humanidade, especialmente em relação à idade da noiva e do consentimento.

No entanto, muitos estados legitimar o nome da religião casamentos forçados de meninas, a poligamia eo repúdio das esposas; muitas disposições contrárias aos princípios da igualdade entre homem e mulher. Além disso, os tribunais franceses reconhecem marroquinos que vivem na França o direito de se divorciar de suas esposas por simples declaração em virtude de um acordo entre o presidente François Mitterrand e do rei Hassan II de 10 de Agosto de 1981.

A neutralidade secular quer 1) o Estado não é o caso de nenhum outro do que o celebrado na Câmara Municipal casamento e 2) que, no momento de buscar uma autorização de residência ou nacionalidade francesa, os casais estrangeiros renovar seu compromisso de casamento antes de um secretário, sob as leis da República.

Esta disposição, juntamente com o aumento da idade legal de casamento para 18 em vez de 15 para as mulheres, seria pôr fim a casamentos forçados. 70.000 adolescentes de imigrantes seriam afetados por casamentos forçados se acredita que o Alto Conselho para a Integração.

Esses acordos estão se tornando indispensável para os cidadãos franceses não são catalogados de acordo com sua religião original.

Alban Dignat
Publicado ou actualização: 2015/02/24 09:39:18





http://www.herodote.net/La_laicite_au_quotidien-article-24.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doação ao Blog

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">