Total de visualizações de página

Contribuição ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

domingo, 15 de março de 2015

A Igreja a serviço do Estado.......

A Igreja a serviço do Estado


Em 1802, a publicação do Gênio do cristianismo por François-René de Chateaubriand ilustra novamente em voga da fé. Por um novo acordo assinado no mesmo ano com os representantes do Papa Pio VII, o primeiro cônsul Napoleão Bonaparte da Igreja Católica obrigou o Estado francês.

Bonaparte, o ex-defensor de Robespierre, irreligiosa como a maioria dos oficiais da Revolução, em primeiro lugar é pragmática: tem uma visão utilitarista da religião, que é conhecida como a base indispensável da ordem social .

Assim, "o Governo da República Francesa reconhece que a Igreja Católica, Apostólica e Romana religião é a religião da grande maioria dos franceses" e também concede status oficial para outras denominações cristãs, bem como culto judaico.

Ele ministros assalariados de todas essas seitas e dá uma palavra a dizer sobre a nomeação de bispos. É o triunfo postmortem de Gallicanism, ou seja, a doutrina pela qual os reis antes da Revolução, de Filipe, o Belo de Louis XIV, havia tentado, sem sucesso, impor a sua autoridade no clero nacional.


A Concordata continuará até que a lei de separação da Igreja e do Estado (1905). Nos três departamentos da Alsácia-Lorena, então alemão, que ainda está em vigor hoje, nenhum governo republicano se atrevera a aboli-la.

A Igreja entre o Evangelho e os valores burgueses

A queda do Império vê os sobreviventes de contraste conjuntas do antigo regime e da Igreja institucional. Nós falamos sobre isso "aliança de trono e altar." Os grandes monarquias europeias concluir uma aliança para a sua peça chamada significativamente "Santa Aliança".

Para o Catolicismo, o tempo é para reconquistar: renovar as igrejas, ordens religiosas estão se recuperando e ordenações multiplicam. Os novos batalhões têm muitos sacerdotes humildes e recrutas ardentes como Jean-Marie Vianney, o Cura d'Ars, ordenado em 1815, e 29 anos.

Sacerdotes jovens, tais Felicite de Lamennais e Henri Lacordaire, denunciou os compromissos entre o Estado e a Igreja. Eles contam com o Papa para reafirmar os valores do Evangelho e, portanto, são campeões ultramontanism (expressão que denota que vem de além das montanhas, que é ... Roma, e se opõe para Gallicanism). Este protesto e do poder social, no entanto, até o advento do Papa Leão XIII, no final do século XIX para ser ouvido em Roma.

Enquanto isso, na França, em fevereiro de Revolução de 1848 cria uma onda de esperança ... O padre ainda abençoou as árvores da liberdade plantadas ao redor das aldeias da França espaços. Mas é quebrado pela sangrenta repressão de revoltas, de Junho de 1848 e a vitória eleitoral do dos trabalhadores "Ordem do partido."

A Igreja institucional pode se alegrar: Em março de 1850, a Lei do Conde Alfred de Falloux dar-lhe todas as oportunidades para abrir escolas. Monarquistas legitimistas, Conde resume seu pensamento: ". Deus na educação, o papa como chefe da Igreja, a Igreja na cabeça da civilização" Esta vitória conservadora na Segunda República foi consolidada por Napoleão III, nas próximas duas décadas. É a união "a espada e o pincel."

Ele não resiste a queda do Império e da ocupação de Roma pelas tropas italianas em 1870. O papa perde o poder secular, mas é concedida ao mesmo tempo maior autoridade espiritual do que nunca, Vaticano I. A Igreja irá gradualmente perceber que ela tem tudo a ganhar, assumindo a sua autoridade moral e destacando-se dos assuntos públicos.


Publié ou mis à jour le : 2014-03-25 00:10:59

http://www.herodote.net/histoire/synthese.php?ID=591&ID_dossier=83

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doação ao Blog

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">