Total de visualizações de página

Contribuição ao BLOG

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">

domingo, 15 de março de 2015

A agitação revolucionária

A agitação revolucionária

Com a Revolução, um mundo desmorona. Muito rapidamente, apesar da presença de sacerdotes entre os deputados do Terceiro Estado - cuja Sieyès e Gregory abades - a Igreja está associada com privilégios para a nobreza e o rei.

Esclarecimento filosofia, que alimenta os revolucionários perguntas debate a autoridade sagrada do rei: o seu poder não vem de cima, do céu, mas do Soberano Povo. Um princípio que levou à transformação dos Estados Gerais em Assembléia Constituinte para estabelecer uma Constituição em nome do povo soberano.

Em um consenso muito "filosófica", os membros burgueses da Assembléia Constituinte colocar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, sob os auspícios do Ser Supremo, sem referência explícita ao Deus cristão. As medidas contra a Igreja que se seguiu resultado de uma sucessão de derrapagens involuntários. Isso é para resolver a crise financeira que o bispo Talleyrand sugere nacionalização dos bens da Igreja e que é para compensar o último como MPs propor para pagar os salários dos sacerdotes.

A idéia, então, que o juramento clero sobre a Constituição e é eleito pelas assembléias dos cidadãos não se desviem muito disposições que prevaleceram nos tempos antigos, incluindo as recomendações de Filipe, o Belo. Não é mais escandaloso do que as reformas impostas pelo imperador austríaco José II, filho de Maria Theresa, alguns anos antes.

Mas essa ideia vem em um momento de extrema tensão em que o povo de Paris sans-culottes, profana e muito juntos contra o rei e do clero, ameaçando-os com seus raios. Cerca de 60% dos sacerdotes recusaram o juramento. Segue-se os excessos que nós sabemos: o Papa Pio VI decidiu tardiamente para condenar a Constituição Civil do Clero; Rei Louis XVI tenta escapar e termina no cadafalso.

O novo regime, sob o olhar atento dos sans-culottes, cometeu uma guerra total contra os invasores e os camponeses rebeldes interior de padres ocidentais e refratários. Fiéis ao Papa, eles se escondem para celebrar a missa, e sua proximidade com os agricultores (80% da população) são, por vezes, as sementes de uma resistência subterrânea que leva à massacres e terror, de março de 1793 a julho 1794.


É quebrado estátuas, santuários e igrejas portais, que acabam sendo fechada ... O calendário republicano for adotada, a Revolução agora adora os seus próprios mártires (como Marat ou o pequeno baterista Joseph Bara). Ela tem seu templo secular, no coração de Paris, Pantheon, antiga igreja construída no reinado de Luís XV, e cria a sua estatuária, na pessoa de Marianne, carinho e mãe protetora, que substitui a Virgem Maria, tomando-se o seu primeiro nome ...

Notre-Dame de Paris foi transformado em um templo da Razão em 1793, e na falta de erradicar a fé, estabelece um novo culto, que do Ser Supremo. A igreja está em terra, assunto, República triunfo ... em lágrimas, e muitas vezes no sangue.

Após a queda de Robespierre, a reacção é uma medida do terror causado pelos excessos revolucionária. Mas termidorianos que tomar o poder não desista até agora para a política de cristianização. A Lei de 09 de setembro de 1798 e estabelece a substituição do Dia decadi domingo; Nesse dia, o presidente do município em uniforme de gala deve reunir as pessoas da praça da aldeia, informá-los sobre as leis e nova, para entregar um casamento cívicos e civis sermão!

http://www.herodote.net/histoire/synthese.php?ID=591&ID_dossier=83

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doação ao Blog

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr" method="post" target="_top">pl.pires@bol.com.br">https://www.paypalobjects.com/pt_BR/BR/i/btn/btn_donateCC_LG.gif" border="0" name="submit" alt="PayPal - A maneira fácil e segura de enviar pagamentos online!">